Uma perspectiva de renovação e esperança para o novo ano, focada nas promessas de Deus de fazer coisas novas.

A Nova Obra de Deus em um Novo Tempo

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, que agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Isaías 43:18-19

 

A virada do ano frequentemente nos convida à reflexão. Olhamos para o que passou, para as alegrias e as dores, os acertos e os erros. Há uma tendência natural em nos apegarmos ao passado, seja revivendo glórias ou remoendo arrependimentos. Contudo, neste versículo, Deus nos faz um convite poderoso e libertador: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.” Não se trata de negar a história ou as lições aprendidas, mas de não permitir que o peso do que já foi defina ou aprisione o nosso presente e futuro. Ele nos chama a desapegar do que impede nosso avanço, dando espaço para o novo.

A razão para essa exortação é gloriosa: “Eis que faço uma coisa nova, que agora sairá à luz; porventura não a percebeis?” Deus é o Deus do novo. Ele não está preso ao ontem; Sua natureza é de constante renovação e criação. Este versículo não sugere que devemos ignorar o passado, mas que devemos estar atentos e receptivos àquilo que Ele está fazendo agora, no presente. Ele promete transformar o deserto em caminho e o ermo em rios. Isso significa que, mesmo nas situações mais áridas e impossíveis da nossa vida, Deus é capaz de abrir novas possibilidades, trazer refrigério e direcionamento. Para percebermos essa nova obra, precisamos de um coração e uma mente abertos, dispostos a ver além do óbvio. É um convite à fé e à esperança, para abraçar o futuro com a certeza de que Deus está ativamente operando, abrindo caminhos onde antes não havia nada. Deixar o velho para trás é o primeiro passo para experimentar a novidade da Sua graça e poder em nossa jornada.

Oração:

Pai celestial, neste novo tempo que se inicia, venho diante de Ti com o coração grato e cheio de expectativa. Reconheço que, muitas vezes, me prendo às lembranças do passado, seja nas vitórias que me trazem conforto ou nas derrotas que ainda me causam dor. Perdoa-me, Senhor, por não conseguir desapegar do que já foi e por não enxergar com clareza as novas obras que Tu queres realizar em minha vida. Peço-Te que abras meus olhos espirituais para que eu possa perceber a coisa nova que Tu estás fazendo. Ajuda-me a confiar em Tua promessa de abrir caminhos no deserto e fazer rios brotarem no ermo das minhas dificuldades. Fortalece minha fé para que eu possa deixar para trás o que me impede de avançar e abraçar com coragem o futuro que Tu tens preparado. Capacita-me a viver com um coração receptivo à Tua voz e aos Teus planos, glorificando o Teu nome em cada passo deste novo ano. Que eu seja um instrumento da Tua renovação e da Tua graça. Amém.

Pontos Importantes:

  • Deus nos convida a não nos apegarmos ao passado, focando no que já foi, mas sim a estarmos abertos para a Sua obra renovadora.
  • Ele promete fazer algo novo, abrindo caminhos e trazendo refrigério mesmo nas circunstâncias mais difíceis e improváveis da vida.
  • Para experimentar essa novidade, precisamos de um coração e uma mente dispostos a perceber a ação de Deus e a deixar para trás o que nos impede de avançar.

Reflexão Pessoal:

  1. Qual “coisa antiga” ou lembrança do passado tenho permitido que me impeça de abraçar o novo que Deus quer fazer em minha vida?
  2. Em que “deserto” ou “ermo” da minha vida eu preciso que Deus abra um caminho e faça rios brotarem neste novo ano?
  3. Que atitude prática posso tomar hoje para cultivar um coração mais receptivo e perceptivo às novas obras de Deus?
error: Conteúdo protegido de cópias.